FAMÍLIAS DE RIO AZUL RECEBEM AS CHAVES DA CASA PRÓPRIA

Publicado em: 18/10/2019 12:47 | Fonte/Agência: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL | Autor: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Famílias de Rio Azul recebem as chaves da casa própria

Conjunto habitacional com 48 moradias foi inaugurado pelo vice-governador Darci Piana na cidade, na região Centro-Sul do Paraná.

Quarenta e oito famílias de Rio Azul, na região Centro-Sul do Paraná, receberam nesta quinta-feira (17) as chaves de suas moradias. Elas são as novas moradoras do Residencial Rio Azul VII, empreendimento construído em uma parceria do Governo do Paraná, Governo Federal e prefeitura de Rio Azul. O empreendimento foi inaugurado com a presença do vice-governador Darci Piana.

O residencial possui modelos de 38 a 50 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. As famílias contempladas pagarão prestações a partir de R$ 350 mensais durante 30 anos, valor abaixo da média do preço do aluguel no município.

O vice-governador frisou a qualidade do empreendimento. “São casas muito bem construídas, em lotes amplos, com toda a infraestrutura e segurança necessárias para que estas famílias, que pagavam aluguel ou viviam em condições precárias, possam ter mais tranquilidade daqui pra frente”, afirma.

CONTRAPARTIDAS – A construção do conjunto habitacional recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), financiados pela Caixa Econômica Federal. O projeto também contou com a participação do governo estadual por meio da assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Copel e Sanepar para instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, disse que a gestão estadual está comprometida em ampliar os investimentos em habitação popular para todo o Paraná, inclusive em Rio Azul. “Temos novos projetos em parceria com o governo federal e também financiados pela Cohapar, que vão ao encontro da intenção do Governo do Estado de estabelecer uma política pública contínua para o setor de habitação popular”, afirmou.

Os terrenos em que as casas foram construídas foram doados pelo município, o que também contribuiu com a redução dos custos de financiamento imobiliário a serem pagos pelas famílias selecionadas.

De acordo com o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, a construção das 48 casas é muito expressiva para o município. “Em uma cidade de 15 mil habitantes, a gente conseguir fazer um conjunto habitacional desta qualidade é muito gratificante”, declarou. “O financiamento ainda é bem mais barato e acessível do que se elas tentassem adquirir um imóvel sem a participação do governo”, afirmou o prefeito.

SONHO REALIZADO – A técnica de enfermagem Ana Maria Perchebiliski não esconde a felicidade ao relatar o momento que está vivendo com a conquista da casa própria. “Desde que eu saí da casa dos meus pais há 18 anos eu pago aluguel. É uma sensação de alegria muito grande poder pegar a chave da minha casa, sem ter preocupação com aluguel”, comemora.

NOVOS PROJETOS – Além das unidades recém-inauguradas, há a perspectiva de contratação de mais 55 casas do Governo Federal. O Governo do Estado também trabalha na viabilização das obras de 34 moradias do programa Habita Paraná, com financiamento feito diretamente pela Cohapar.

Quem desejar participar dos próximos processos seletivos de futuras casas populares construídas na cidade deve se inscrever no site: www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.

PARA VISUALIZAR A GALERIA DE FOTOS -> CLIQUE AQUI